domingo, 7 de novembro de 2010

Arquitectura Neoclássica





A arquitectura neoclássica baseou-se no estudo dos antigos, adicionando novas características tecnológicas e formais adequadas àquele tempo, com novos sistemas construtivos, novas máquinas e novos materiais. Esta nova ideia da arquitectura levou a uma maior preparação escolar dos arquitectos; transformando as primeiras escolas politécnicas.
A arquitectura do período neoclássico não foi pura cópia da romana ou grega; empenhou-se na funcionalidade, com originalidade e engenho e foi a raiz de várias tipologias adaptadas às exigências da época.





A arquitectura neoclássica preocupação com os interiores, organizando critérios geométricos e formais.
A decoração de interiores recorreu a elementos estruturais clássicos, à pintura mural, ao relevo. Era uma decoração austera, limitada, estática, e era essencialmente estrutural. Assim, a intimidade e o conforto foram procurados através de uma elegância discreta e serena.
As características tinham a função de mostrar a racionalidade estrutural e formal, dando robustez, nobreza, sobriedade e monumentalidade ao edifício.






Características da arquitectura:


• Emprego de materiais nobres e tradicionais — pedra, mármore, granito, as madeiras — e novos materiais como o ferro fundido;

• Uso de processos técnicos mais recentes e avançados, com sistemas construtivos simples que,
Assimilados aos elementos arquitectónicos, levaram à simplicidade estrutural;


• Uso de formas regulares, geométricas e simétricas nas plantas;


• Volumes maciços bem definidos por panos murais lisos;


• Uso de abóbadas de berço e cúpulas nas coberturas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário